agosto 01, 2010

CRÍTICA SAFADA: Esquadrão Classe A (The A-Team)


Esquadrão Classe A é dirigido pelo diretor Joe Carnahan, que tentou adaptar para a tela dos cinemas a série dos anos 80 de mesmo nome.

A trama fala sobre uma equipe de oficiais militares renegados - sendo esses o Coronel Hannibal Smith (Liam Neeson), o Tenente Templeton "Cara de Pau" Peck (Bradley Cooper), o Capitão Murdock (Sharlto Copley) e o Sargento Bosco "B.A." Baracus (Quinton Jackson) - que assume várias operações sigilosas enquanto tenta se manter à frente de seus perseguidores: o exército americano.

Bom, eu fui ver o filme como alguém que nunca viu a série, com a cabeça vazia sem ter criado expectativas boas ou ruins pra não atrapalhar. Acontece que o filme não empolga, pelo menos não a mim. Tem cenas de ação? Tem, não muitas, tipo seguidas, que te prendem e não te deixam respirar de tão corridas, mas acontece que o que me deu SONO, bastante por sinal, foi a trama. Chata ao extremo e nada original. E já que a trama é chata, pelo menos que enchessem de ação e não dessem os muitos espaços de diálogos chatos entre os poucos momentos divertidos.

Veja o que me incomodou: o filme começa mostrando como a equipe se junta, e em questão de minutos já são amigos de décadas ("mas o filme tem que ser corrido" - tá mas disfarça né karaleo, coloca passagem de tempo!). As cenas de ação são mentirosas ao extremo, não que isso seja ruim, é até divertido, mas o motivo, o que leva a tal cena é constrangedor. Parece que não há vínculo, são jogadas para tapar algum furo ou criatividade de roteiro. As piadas são tão bocós que juro, não era só comigo, eu reparava, de 100 pessoas no cinema, 15 riam!

Enfim, tá na cara que Esquadrão Classe A, não foi feito pra ser um filme inteligente, pra ter um bom roteiro, e sim apenas pra deixar o telespectador com os olhinhos brilhando por causa dos efeitos especiais e cenas de ação explosivas. Pelo menos os atores foram bem selecionados, uma pena não terem sido bem aproveitados. Tá eu sei que nunca vi, mas talvez a série merecesse um longa mais digno, ou espero eu que os fãs da série tenham gostado. Ainda bem que vi de graça. #truke

Nota: Horrível - Fraco - Regular - Bom - Ótimo

2 comentários:

Serginho Tavares disse...

eu nunca fui fã da série mesmo e qusndo soube do filme nem me empolguei
agora que não pretendo ver mesmo
hahahahahahaha

Marcelo Brado disse...

Também vi uma crítica ruim no Cabine Celular
não me arrisco a ver
só se o bradley cooper atuasse de cueca o filme todo (delícia)

Postar um comentário