fevereiro 14, 2011

FILMES/DEI PLAY!
Namorados Para Sempre (Blue Valentine)




"A Love story for anyone that's ever been in love". Essa frase, retirada de um dos pôsteres, ficou perfeita pra resumir o propósito do filme: uma história de amor para aqueles que nunca se apaixonaram. E você pode dizer "como assim? Deve ser mais um filme meloso e lotado de clichês que vão ter o prazer de esfregar na minha cara só porque estou sozinho(a)!" - calma, não!

Na realidade, Blue Valentine não é nem de longe um daqueles romances feitos pra casais verem agarradinhos no cinema, ao contrário, quem for nessa intenção pode acabar sentindo um certo incômodo, pois o filme vai simplesmente mostrar um lado bem realista e nada positivo do que as vezes pode ser uma paixão. Ele vai tocar exatamente na ferida, mostrando que muitas vezes esse tipo de fantasia e desejo pode vir camuflado de um futuro denso, agoniante, esmagador, e nem um pouco saudável, ultrapassando a barreira do insuportável.

A trama gira em torno do relacionamento Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams). Enquanto ele é um cara romântico, sonhador e perfeito, ela é o oposto: pé no chão, centrada, fria as vezes, não tem tanta fé assim no amor, e isso tudo é fruto da educação e dos seus problemas familiares. Conforme a relação deles vai passando, a situação vai ficando cada vez mais desgastada e complicada, e as qualidades do inicio do namoro vão dando lugar aos defeitos.

Quem dirige esse filme é o americano Derek Cianfrance, que desde seu filme "Brother Tied (1998)", vem trabalhando muito em curtas e documentários pra tv, o que pode ter contribuído pra ele ter colocado toda sua experiência nesse excelente filme. A forma como ele consegue equilibrar as duas fases da relação, ou seja, os extremos de felicidade e de tristeza (com vários contrastes de cores) através das conexões da passagem de tempo é algo tão cuidadoso, que você acaba comprando aquela relação apaixonante/problemática de tão realista e simples que é.

O filme teve várias indicações ao Globo de Ouro, mas não entendi pq foi ignorado no Oscar, levando apenas uma , quando merecia ter todas as indicações repetidas. Sério, eu acho que nunca vi o Ryan Gosling atuar tão bem! E a Michelle Williams, preciso comentar o quanto ela estava incrível?! Os dois transparecem o contraste perfeitamente na tela! Ao mesmo tempo que você se derrete pela linha bom moço de Dean, você acaba se sentindo extremamente sufocado com seu jeito carente e possessivo. E Cindy que, apesar de transparecer o tempo todo que é forte, acaba se agarrando ao seu desespero por não conseguir uma forma de se livrar dessa relação. O desespero era tão grande que em alguns momentos eu pensei que ela fosse virar pra tela e começar a suplicar "me tira desse guerelho que não aguento mais!!!" - te juro!


A trilha sonora indie/folk/country ou seja lá que mais categoria poderia encaixar, composta quase toda pela banda Grizzly Bear,  é bem bacana e gostosinha de ouvir! Não é "beijinho doce", mas tem até Ryan Gosling dando uma palhinha, em uma das cenas mais fofas do filme.

Blue Valentine é um bom filme de romance... não convencional. Uma história de amor, que vem com um anexo: o lado ruim da coisa, e bota ruim nisso! Recomendado e muito: 4 estrelas!




OBS - Afff, acho tão last decade esse lance de estrelas viu, queria algo original, mas não consegui pensar. Por enquanto fica essa bagaça mesmo!

TRAILER

Um comentário:

CIELLO disse...

PUTZ...descobri seu blog e já estou seguindo!! muito bom.. .e por um acaso comentei sobre Blue Valentine hoje!!!! abração!

Postar um comentário