março 13, 2011

FILMES/DEI PLAY!
Além da Vida (Hereafter)


Uma repórter em busca de conhecimento pós-morte, um médium que resolve deixar a prática e um garoto que lida com a morte do seu irmão gêmeo. Esses três personagens formam o mais novo filme do diretor Clint Eastwood, que novamente consegue jogar pro alto que é cacura mas que tá de boa com a vida, e tem a vantagem de colocar toda sua experiência e sensibilidade de vida no que faz, e a cada oportunidade em um filme diferente. O tema abordado como plano agora é o espírita, mas sem fazer disso um grande objetivo. Pois o que o filme vai tentar passar é a importância e a ligação entre as pessoas, estando elas vivas ou mortas.

O legal é que ele consegue tratar do assunto sem focar no lado "religioso" (tem partes que chega até brincar com isso, rendendo umas partes engraçadas pra descontrair do clima), e sim como algo normal que está presente no dia a dia das pessoas de uma forma ou de outra, elas acreditando ou não. Seja o medo ou a curiosidade do desconhecido pós-morte ou seja a fé de ter uma última conversa com aquela pessoa querida que já se foi. O que o filme tenta mostrar é a mensagem de que a espiritualidade, de alguma forma, acaba conectando e ligando as pessoas. E essa ligação é passada de um jeito tão delicado, que chega a emocionar sem ser apelativo, conseguindo tirar rios de lágrimas em pequenos detalhes, excelentes diálogos ou um simples olhar de alívio ou tristeza dos personagens.

Assim como na maior parte de seus filmes, Clint segue na direção apresentada por uma imagem desaturada, com cores frias - sol pra quê?! Deixando um leve tom sombrio acompanhado as vezes por uma trilha tocante que - se corta agora - foi composta pelo próprio! (Tipo, o cara é fodah!)

O filme tem três tramas diferentes, que de uma certa forma acabam se ligando: a primeira é a da repórter Marie Lelay (interpretada pela atriz Cécile de France) que em pleno período de férias pela Indonésia, acaba passando um perrengue com um tsunami que atinge o local, e consequentemente tendo uma experiência quase-morte. A segunda é do médium George Lonegan (interpretado por Matt Damon) que decide levar uma vida normal e deixar os serviços de conectar os vivos com os mortos. E por último, um garoto chamado Marcus, que pede seu irmão gêmeo Jason em um acidente, e tenta de qualquer forma seguir a vida sem ele, sua outra metade (os dois são intepretados pelos gêmeos George e Frankie McLaren).

Além da Vida está mais que recomendado! Filminho "sou lindo e melancólico" pra ser visto em tarde ou noite nublada ou chuvosa. AH, já ia esquecendo: que sequência de abertura de tirar o fôlego! Uma das mais impactantes que já vi nos últimos anos! Pra ter uma idéia, voltei umas 5 vezes pra rever! Ficam então quatro estrelas para esse novo filme do Clint, e que venham mais por aí! Porque, né... 


TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário