fevereiro 19, 2011

FILMES/DEI PLAY!
Bravura Indômita (True Grit)




Os irmãos Coen decidiram dessa vez refilmar o clássico faroeste Bravura Indômita, do final da década de 60. E apesar de eu ter implicância com os filmes deles (que as vezes são sem pé e sem cabeça... as vezes sem final) preciso confessar que os vadios mais uma vez conseguem, de uma forma genial, passar todo brilho e charme dos cenários westerns (assim como em Onde os Fracos Não Tem Vez). E por causa desse motivo, fazendo com que um gênero não muito popular no cinema se torne tão incrível, que o ingresso valeu a pena.

Na trama, uma jovem de 14 anos chamada Mattie Ross (Hailee Steinfeld), resolve vingar a morte do seu pai, que foi empurrado para o outro plano astral pelo fugitivo Tom Chaney (Josh Brolin). E para isso ela decide procurar ajuda, e por indicação, acaba contratanto o federal largadão Reuben "Rooster" Cogburn (Jeff Bridges). Então os dois seguem nessa jornada e ainda conseguem ajuda de um Texas Ranger (Matt Damon).

A direção dos Coen continua com aquele toque violento típico, seco, com mortes repentinas e exageradas, mas também com algumas sacadas bem cômicas, o que chega ser um alívio algumas vezes. Digo isso porque, Bravura Indômita não é um filme longo, mas tem tanto diálogo chato e extenso em alguns momentos (ah tá, nem é interessante, é chato mesmo! Quase dormi!!!) que parece que ele tem mais de duas horas de duração! Se não fossem essas pequenas cenas engraçadas pra sacudir e te tirar de quase entrar no nível 2 do sono, putz! E claro, a fotografia perfeita também ajuda... sim gente, é PERFEITA!

Talvez meu lado country tenho falado alto, mas a forma como o oeste foi filmado me fazia suspirar a cada cena de tão belo que era: os enquadramentos mostrando a amplitude linda do deserto ensolarado, terrenos com árvores secas que pareciam simétricas de tão perfeitas, as cidades empoeiradas com os saloons, a claridade e a escuridão... Tudo muito bem apresentado na tela do cinema, tendo ainda como apoio a belíssima trilha do compositor Carter Burwell (responsável pela trilha de In Bruges - que amo demais!), e que pelo visto vem sendo o favorito da dupla de diretores em seus últimos filmes.

Todos os atores estão muito bem em seus papéis, mas os que me chamaram a atenção foram o da Hailee Steinfeld e o do Josh Brolin. Hailee está concorrendo ao Oscar pelo papel de co-a-d-ju-van-tchee! WHAT?! Tipo, foi falta de lugar na categoria de melhor atriz?! Convenhamos, pela xuca mais maaaaaal feita do munnnn-do: porque Nicole Kidman foi indicada?! Heille esfrega as tranças na cara plastificada da Nicole lindamente com esse filme! Indicação injusta! Vamos ver issaê, academia!

Já o ator Josh apesar de aparecer bem pouco, uma ponta bem fim de carreira sabe, bem furreca, consegue sobressair bem mais que Matt Damon por exemplo, que por mim teria sido substituído por outro ator. Senti que não combinou. Mas fica o recado: Volta pro Clint Eastwood, gato, que ele sabe te usar bem melhor!

Bravura Indômita é um bom filme, com final! Milagre! Mas olha a ironia, preferia que não tivesse. E pela primeira vez sai do cinema satisfeito com um filme dos Coen, apesar de uns erros aqui e ali. Então é isso, trezistrelas! 

OBS - Tem uma cena MUITO estranha no final, gente. Aquilo ali foi proposital, né possível! Reparem!

TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário