março 02, 2011

FILMES/DEI PLAY!
Burlesque


Eu realmente não consigo entender o motivo das pessoas continuarem insistindo tanto na história da boa moça, matuta, roceira, mastigando capim, lá do interior que vai para a cidade grande realizar seu sonho - sem ao menos mudar uma virgula! É claro que o povo gado se identifica de alguma forma, parece ser motivador ver aquela pessoa começando de baixo, sofrendo, chorando, comendo o pão que diabo amassou, e aos poucos trilhando o caminho para o sucesso. E tipo, anota aí, isso faz muita gente suspirar e se sentir a Mari Mar, a Maria do Bairro da vez. Ok, em Burlesque, filme dirigido por Steve Antin (oi?!), a personagem principal, Ali (Christina Aguilera), não chega a ser uma roceira pobretona como mencionei antes, mas não chega também a seguir um caminho tão diferente assim.

Ali, que está cansada de trabalhar como garçonete em um pequeno bar do interior de Iowa, decide pedir as contas, arrumar as malas e pegar o primeiro ônibus para Los Angeles, onde vai tentar realizar de qualquer forma seu maior sonho: cantar e dançar (¬¬ tá!). Após várias tentativas e todas rejeitadas, ela encontra um bar noturno, comandado pela PIMP Tess (Cher). A linda acaba ficando encantada com os números musicais, e decide então pedir uma chance, e provar que tem potencial para aquele tipo de trabalho.

O lado bom do filme é que fica clara a intenção, do diretor Steve Antin, de resgatar a essência dos espetáculos burlescos da Era Vitoriana, na Inglaterra, que eram mais voltados para as paródias, para diversão provocativa. Tudo que o espetáculo deixou de ser quando foi para a América do século vinte, quando se transformou em shows de stripteases e desfiles de rampeiras - çoçincero! Sendo assim, os shows e os números musicais, são sensacionais! Tudo muito bem caprichado, produzido e com figurinos belíssimos! São ao todo dez números musicais, cantados por Christina Aguilera, Cher e até (sofridamente) por Kristen Bell - pelo menos umas seis servem pra bater cabelo, duas pra cortar os pulsos, mais umas duas pra se perguntar "quem escolheu essa porra?!".

As atuações deixam a desejar! Até a senhora da carrocinha de churros aqui da esquina faz melhor quando mente pra mim, dizendo que aquele doce de leite é do dia! Talvez a culpa seja até do papel, já que a trama não ajuda muito, e os personagens são muito caricatos. A drogada da Christina Aguilera, a highlander da Cher, Stanley Tucci (que parece repetir o papel que fez em O Diabo Veste Prada), o lasanhão do Cam Gigandet, Kristen Bell e até Eric Dane... todos no mesmo nível, no mesmo empenho sofrido e cagado.

O filme também sofre por ter duas horas de duração, o que considerei extremamente longo, e desnecessário! Dava pra dar uma peneirada, cortar umas ceninhas aqui e ali, e deixar essa trama safada por uma hora e vinte minutos numa boa! Algumas cenas chegavam a ser cansativas e chatas, e super previsíveis. Se não fossem as pausas musicais, a coisa ia ficar muito feia - parece até a versão do diretor!

Resumindo: Burlesque vale pelas cenas musicais super bem feitas, e só! Lembrando que foi merecido o filme ter levado o Globo de Ouro de Melhor Canção (You Haven't Seen The Last of Me - Cher), apesar de ter sido ignorada pelo Oscar. Talvez, digo talvez, ver no telão do cinema a experiência fosse melhor. Mas... ficam duas estrelas! 

TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário