fevereiro 20, 2011

FILMES/DEI PLAY!
The Troll Hunter


Os filmes com formatos de documentário, semelhantes ao clássico terror do final dos anos 90, A Bruxa de Blair, parece que nunca vão enjoar, apesar de sempre seguirem o mesmo padrão de roteiro. Isso porque as pessoas sempre gostam de um faz de conta, adoram comprar a ideia de algo que foi vendido como real, mesmo sabendo que não foi - por que apesar da ilusão, o que importa é sentir aquela imersão dentro do filme que esse tipo de formato causa pra quem assiste. Câmera na mão, tremedeira, pouca visibilidade, não ter noção de onde vem barulhos, gritos, correria... o povo gosta!

Ao ver o trailer de The Troll Hunter, fiquei dividido. Gostei, mas ao mesmo tempo achei meio infantil correr de Trolls, e parecia ser uma produção meio fraca. Deixei o preconceito de lado e me surpreendi! Coescrito e dirigido pelo estreante André Ovredal, The Troll Hunter é uma produção norueguesa, e também o mais novo filme rodado com estética documental que tem uma certa influência de Cloverfield, e posso até dizer brincando que um pouco também de "Onde Vivem os Monstros"!

A trama é a seguinte: vários ursos estão aparecendo misteriosamente mortos na região. Então um grupo de estudantes, de uma faculdade chamada Volda, tentam fazer um documentário investigativo sobre essa série de assassinatos. As pistas indicam que o responsável por essas mortes é um caçador misterioso, e quando a equipe tenta segui-lo, acabam descobrindo que ele na verdade é um caçador de Trolls (monstros enormes, chegando a ser colossais, super violentos e burros, que vivem em florestas e montanhas), os verdadeiros responsáveis. E claro que os estudantes não vão perder essa oportunidade de ter uma matéria de ouro nas mãos, e seguem junto ao caçador.

Não considero The Troll Hunter um gênero do terror, por tanto ele não dará medo (claro que isso depende também do tamanho do seu fantasma. E ó, tem que ser muito grande, viu!). Mas em relação a adrenalima, e um bom suspense, o filme consegue se manter muito bem! E nem é frenético, às vezes até demora pra acontecer algo, pelo fato der ter muita explicação sobre a natureza dos Trolls (curiosidade, Trolls farejam com mais facilidade quem acredita em Deus! Tô passado!!), mas quando acontece é bem tenso e divertido! Os efeitos especiais não são ambiciosos como em Cloverfield, mas não fazem feio de forma alguma - ainda mais na cena final que é bem interessante!


Uma outra coisa interessante também, que até achei estranho para esse tipo de filme, foi a preocupação com a fotografia. Sério, que lugar lindo é a Noruega! Várias cenas mostrando campos abertos, enornes vales, florestas e montanhas com cachoeiras... uma perfeita exposição e combinação, ampliando bem mais a fantasia das existências desses seres fictícios.

A estreia mundial do filme será ainda esse ano (exceto Europa, que já rolou faz tempo), mas tenho quase a certeza que por aqui será em circuitos fechados. Uma pena, pois Ovredal fez um bom trabalho com esse filme. E por isso ficam trezistrelas! 

TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário