janeiro 11, 2011

FILMES/DEI PLAY!
Amanhã: Quando a Guerra Começou (Tomorrow: When The War Began)



Depois de algum tempo ausente, acho que botei a preguiça de lado e voltei a comentar os filmes que assisto. Agora a nota (em estrelinhas) entra nesse selo safado no pôster, e o post com nova tag "dei play!". Nem lembro qual foi o último comentado, mas enfim, vamos lá!


"Amanhã (Tomorrow)" é uma série de sete livros, escrita pelo australiano John Marsden, que já vendeu milhares de exemplares pelo mundo. Aqui no Brasil, essa franquia é conhecida como "Amanhã", e os seis primeiros livros já podem ser encontrados à venda, ou até mesmo em PDFs pra baixar, sabe come é né!? São eles: "Amanhã, Quando a Guerra Começou","O Silêncio da Noite", "No Terceiro Dia, a Geada", "Escuridão, Seja Minha Amiga", "Vingança em Chamas" e "Quem Tem Medo da Noite?". Com o sucesso dos livros, e o hype como Crepúsculo, Harry Potter, Nárnia, e outros, era óbvio que não ia demorar para que o primeiro filme fosse feito. A estreia, em setembro de 2010, infelizmente não foi mundial, tendo exibições apenas na Nova Zelândia, EUA e Austrália. E por aqui só Deus sabe, né!?

A trama de "Quando a Guerra Começou", que se passa na Austrália, é a seguinte: a jovem Ellie Linton pretende fechar as férias de uma forma memorável, e para isso, decide juntar alguns amigos e partir para um final de semana inteiro acampando. Na penúltima noite de acampamento, enquanto todos dormem, Ellie acorda com barulhos de várias aeronaves que cruzam o céu, mas volta a dormir. No dia seguinte, quando finalmente chegam em casa, Ellie percebe que seus pais e os de seus amigos sumiram, que os telefones ficaram mudos, e que a internet também está fora do ar, ou seja fudeu! O desespero começa a bater, e é então que a ficha cai: seu país foi invadido por um exército inimigo, e a população local está sendo feita de refém. Então os sete amigos juntos resolvem se proteger e contra-atacar... com o que tem.

O filme é dirigido por Stuart Beattie, que apesar de estar pela primeira vez como diretor, já contribuiu como roteirista para vários filmes como 30 Dias de Noite, Austrália e G.I. Joe a Origem da Cobra, e conseguiu fazer um trabalho bastante satisfatório nesse primeiro volume da saga. Dá pra sentir de leve aquele clima dos filmes de terror dos anos 90, e do cuidado do diretor de não deixar com que isso chegue a incomodar pelo desgaste - ao contrário, ele aproveita o que tem em mãos (um bom roteiro, personagens interessantes...) e faz um filme honesto, sem exageros ou ganância, com drama, ação, comédia, romance e efeitos especiais simples e dosados. Claro que tem alguns defeitos aqui e ali, mas se for pegar pelo conjunto da obra, foi tudo muito bem equilibrado. E até digo que foi um alívio, uma renovada para o gênero.

O elenco não é muito conhecido, não fizeram grandes filmes, apenas algumas séries que nem são lá de destaques - e até prefiro assim, atores novos são sempre bem vindos. Quem mais se destaca entre eles, é a atriz australiana Caitlin Stasey, de 21 anos, que interpreta a Ellie. Uma espécia de pomba-gira-caçadora-de-tumbas-da-Lara-Croft. A única do grupo que olhou a situação e pensou "Guerelho, só peidão nessa porra! Se eu não segurar as pontas, geral vai correr!". E Stasey domina seu papel super bem, oscilando entre a muralha protetora do grupo, e ao mesmo tempo frágil, pronta pra desabar a qualquer momento.

Resumindo, eu curti, é bom e recomendo! Um filme teen diferente, divertido, e que merece até ser visto no cinema pelo esforço sincero do diretor. No final, eu já estava tão empolgado, que praticamente saí catando o torrent da sequência. Foi então que percebi que o segundo ainda estava em negociações, e deve demorar um pouco pra sair. Ah, já ia esquecendo: o último livro "O Outro Lado do Amanhecer", está para ser lançado no início desse ano por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário