abril 03, 2010

As melhores aberturas de séries atualmente.

Havia uma época em que todas as séries de tv tinham uma abertura padrão de 30 segundos mais ou menos e bastante legal, onde era apresentado ao telespectador um mini-mini resumo da essência da série, passavam os rostos dos personagens com seus créditos, numa montagem bem simpática ao som de uma música que viciava por anos, e assim ela era marcada. Acontece que de meados de 2000 pra cá, muitas emissoras decidiram cortar esses 30 segundos na tentativa de caber mais cenas no episódio - ok, 30 segundos a mais faz taaaaaaaanta diferença..... depende! E resolveram apenas colocar o nome da série numa tela neutra, e em seguida já caindo dentro da história. Existem poucas séries atualmente que ainda continuam com seu padrão clássico de abertura, como por exemplo uma boa parte das que passam na emissora CW. O bom é que com a mudança desse padrão que mencionei, muitas séries ganharam aberturas criativas, que posso chamar até de um curta-animado "zipado". Selecionei algumas que se destacam pela criatividade e curiosidade, confira:

United States of Tara

A idéia de brincar e abusar com os efeitos de um livro "popup" mostrando as principais personalidades de Tara é simplesmente incrível. Não tem como não se apaixonar pelos detalhes em papel dobrado, recortado, montado e animado.




True Blood

A audácia como os extremos bem e mal são mostrados, e ao mesmo tempo ligados é de espantar, pra quem vê pela primeira vez. Prostituição, batismo, prazer, exorcismo, inocência, vida, morte, tudo isso é retratado de forma objetiva e metafórica, tudo isso ao som de "Bad Things - Jace Everett", compondo a melhor abertura e intrigante na tv atualmente. Pode ser chocante pra alguns, mas fazer o quê?! É True Blood.




Dexter

Acho que não existe uma abertura tão divertida como essa de Dexter. Em mais ou menos um minuto e meio, vemos Dexter no seu ritual matinal, desde o despertar, fazer a barba, até se vestir pro trabalho. E tudo isso num jogo de imagens metafóricas sensacional.




Fringe

Apesar de curta, Fringe tem uma aberta bem digna do seu gênero, e interessante, brincando com o micro universo, apresentando partículas de moléculas, fórmulas químicas, digitais, misturadas com palavras do tipo "hipnose", " neurociência", "universo paralelo", "criogenia" e outros bafos nerds. Uns 20 segundos bem elaborados que te prepara definitivamente pro que vem a seguir.



Há também uma outra abertura que foi feita especialmente pra o episódio 2.16 "Peter" que se passa nos anos 80, ficou hilário, eu ri! =D

2 comentários:

Serginho Tavares disse...

Até que enfim um post que não é sobre a lia...
infelizmente não vejo nenhuma destas séries. United States of Tara porque o horário na Fox é péssimo e a reprise pior ainda, Fringe vi alguns episódios e talvez se tivesse visto do começo teria me empolgado pra ver a segunda temporada; Dexter pelo mesmo motivo e
True Blood eu sou louco pra ver mas não tenho HBO e a preguiça de baixar é grande
rs

Serginho Tavares disse...

ps: as aberturas deixaram com vontade de ver, mas acho que esse é o motivo delas existirem e serem tão boas!

Postar um comentário