agosto 30, 2010

CRÍTICA SAFADA: Karatê Kid (The Karate Kid)




Estou com meia dúzia de filmes pra fazer minhas críticas sem fundamentos, mas sinto uma vontade enorme de pular alguns que já prometi, e ir direto pra Karatê Kid. Não sei o porque.

Sou uma das pessoas que quando soube que o remake do filme de 1984 iria ser feito pelo filho do Will Smith e Jack Chan (só do Will Smith, afe!), protestei, e ao sair o trailer eu zombei, e a cada notícia sobre a nova versão que saía eu ria e debochava. Acontece que quebrei a cara e mordi a língua bonito!


O filme é ótimo! Não sei se estou exagerando ou sendo sincero, só sei dizer que é muito bom! Aí vocês podem perguntar "melhor que o original"? - Hmmm, não consigo comparar, são épocas diferentes! São dois projetos com caminhos distintos. Seria a mesma coisa que fazer um remake de O Mágico de Oz, onde Dorothy seria interpretada pela Lea Michelle (que infelizmente só vai emprestar a voz a personagem), e a Bruxa do Oeste seria a Lady Gaga. Ou de E O Vento Levou, onde Scarlett seria a Julia Roberts e o Rhett seria o Brad Pitt, e tudo misturado com muita cor, brilho e efeitos. Sendo assim, os clássicos iriam continuar intocáveis, independente das novas versões! Karatê Kid de 1984 é bom, marca e leva com ele quem viveu a época, é mais inocente, ingênuo e menos ambicioso que o de 2010.


A história é a mesma, o jovem (Dre, interpretado por Jaden Smith) se muda com a mãe, e no local novo ele sofre agressões por uma gangue, e pra dar a volta por cima, ele se denfende tendo aulas com um mestre de artes marciais (Sr. Han, Jack Chan). A diferença dessa vez é que o filme se passa na China, e o karatê foi trocado pelo kung-fu (apesar do título do filme dizer outra coisa - ok, também não vi coerência).


O filme é voltado pro público jovem, mas de forma inteligente, agradando até aos mais velhos. Tem um equilíbrio de humor e drama bem dosado, levando a risadas sinceras e até ao choro - para os que mais se entregam a trama - ou um nó na garganta pros mais tímidos/durões. As atuações são agradáveis, posso dizer até que foi uma das comoventes e brilhantes de Jack Chan. Jaden também não fica de fora - eu até comecei a me simpatizar mais com ele - , o garoto atua super bem! E não bastando a atuação desses, o elenco em geral é super carismático, e também cumprem seus papeis perfeitamente! Destaque para a atriz Wenwen Han que faz o interesse romântico de Dre - ela é super fofa, parece que saiu de um anime, a cachorra!


A fotografia é sensacional, a forma como o bairro chinês é mostrado torna cada cena uma delícia de assistir. Das cores esverdeadas e ocres pinceladas pelas ruas, praças, e até refletidas no plano de fundo do cotidiano simples dos chineses, logo são interrompidas bruscamente por cores gritantes e saturadas como o laranja, azul e verde nos uniformes dos estudantes, ginásios e festivais. Cenas abertas em montanhas nevoadas com templos chineses detalhados, humidos até, panorâmicas dando a amplitude e beleza da muralha da China... enfim. Artisticamente lindo! E pra completar, tudo perfeitamente combinado com a trilha do compositor James Horner.

Karatê Kid, vai conquistar muitos da nova geração, que não teve aquele apego, que não teve afeto ao clássico, e até mesmo os mais saudosistas. Divertido, emocionante, e mega pop, sim! E merece uma continuação, pois com certeza verei.

Nota: Horrível - Fraco - Regular - Bom - Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário