janeiro 25, 2010

Bored to Death



"Bored to Death" é a nova série de comédia assinada pela tão aclamada HBO. Com apenas meia hora de duração, a série relata as "aventuras" do escritor Jonathan Ames, interpretado pelo adorável Jason Schwartzman, que após ser deixado pela namorada, resolve matar o tédio pondo na internet um aviso de serviços de detetive particular a preço popular. Só que o tal aviso faz sucesso e ele começa a receber clientes pedindo pra que ele resolva algum problema tipo, achar alguém que desapareceu, descobrir se alguém está sendo infiel ou não.

Eu decidi assistir a série pela influência dos bons comentários sobre ela, que por ser "HBO" a série era ótima - pra mim ela não é. Vi o piloto e não me agradou, mas forcei a ver todos os 8 episódios da 1º temporada pra poder comentar no final. Existe sim um bom roteiro que por mim não vingou pela falta de dinâmica nas cenas, existe uma boa vontade de fazer uma comédia "inteligente" mas ela na maior parte não é o suficiente, e muitas vezes chatas e sem graças - e para as críticas que li, não me venham com esse papo de humor refinado -, existem ótimos atores, mas seus papéis não conseguem trazer o que cada um tem de bom a oferecer, exemplo: Ted Danson é um ótimo no que faz, mas seu personagem não demonstra nada a mais do que já não vimos antes, e as vezes suas cenas são até dispensáveis na trama de um episódio, não acrescentando em nada. Zach Galifianakis parece que emprestou seu personagem do filme "The Hangover" pra série, quem já viu o filme percebe claramente que não há diferença alguma.
Os episódios não são empolgantes, demorei até o episódio 6 pra dar uma risada boa mesmo - não quero nada pastelão, mas se é pra rir com uma piada inteligente, sendo verbal ou figurativa, que seja bem elaborada e faça sua parte. As vezes eu tentava rever a cena pra ver se eu realmente tinha perdido algo, ou se a coisa era sem graça mesmo. Tem umas tiradinhas bacaninhas mas num geral a série não vinga, pra se ter uma idéia, 30 min de episódio nem passam rápido de tão arrastadinho que é. Aaah um fato nada a ver com a série em si: que porra é esse da fazer uma série com 8 eps de meia hora e considerar 1 temporada "completa"? Fala sério!! Acho uoh! Se fossem episódios que marcassem e tivessem o fator "replay" de alguma forma - tsc! Chega a ser até irônico o título "Bored to Death" com o conteúdo.


Pra não dizer que tudo está perdido, uma coisa legal da série é o esforço para fazer com que a combinação do estilo noir de filmes antigos com algo atual dê certo, algumas tiradas e sarros de alguns clichês do gênero, e a trilha sonora a lá Dick Tracy. Mas assim, eu aconselho a ver por experiência, mas euzin aqui não volto pra segunda temporada nem fudendo!!

Trailer do ebó

2 comentários:

Rafa disse...

Então nem vou perder tempo de ver essa série, tb já li sobre ela ser boa.
Esse carinha é do hangover mesmo, lembro dele... esse filme é muito engraçado. ahuauahuhauahuahu

claranunez disse...

seo o nome já me dá preguiça de ver. Mas o ator bem que eh uma gracinha mesmo.

Postar um comentário